top of page
  • pvc102

Companhia de Água e Esgotos intensificará fiscalização de ligações irregulares com GPR

Atualizado: 4 de out. de 2022


Dois dias após a Federação do Comércio do RN defender que o futuro governador do Estado privatize a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), a empresa divulgou que iniciará em outubro um trabalho para reduzir perdas no sistema. De acordo com a companhia, o serviço engloba fiscalização de ramais de água cortados, suprimidos e que podem ser realizadas, bem como de ramais ativos com indícios de fraudes.



Caern intensificará fiscalização de ligações irregulares


Ainda de acordo com a Caern, este trabalho visa reduzir as perdas de faturamento que hoje estão em 39,82%, conforme informações oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Percentual que impacta diretamente as perdas totais, que englobam faturamento e de distribuição.

O novo trabalho de fiscalização tem início previsto para outubro e utilizará a tecnologia de georadar, equipamento que consegue detectar qualquer tipo de tubulação, cabos ou estruturas enterradas em até oito metros de profundidade, sem a necessidade de escavação. A ideia é fiscalizar aproximadamente 2.500 imóveis, totalizando 150 mil imóveis ao fim de cinco anos, tempo de duração do contrato.

Tribuna do Norte, 2022. Disponível em: <http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/caern-vai-iniciar-fiscalizaa-a-o-de-ligaa-a-es-irregulares-para-reduzir-perdas-no-sistema/544864>. Acesso em: 26-09-2022. dia, mês e ano. Sem autor: Caern vai iniciar fiscalização de ligações irregulares para reduzir perdas no sistema


6 visualizações0 comentário
bottom of page